Fotografia ou filmagem? Os Dois!

Filmagem

Todos os casais que sonham com o casamento querem guardar as melhores lembranças desse dia especial. Para isso, é claro, os casais vão em busca dos melhores fotógrafos e cinegrafistas para registrar todos os momentos: a preparação, o casamento e a festa!

E nessa hora, as contas precisam fechar e vem a dúvida: devo contratar fotografia, filmagem ou os dois? Muitos casais acabam optando apenas pela fotografia por uma questão de restrição de orçamento. Mas, muitas vezes acabam se arrependendo, já que a fotografia e a filmagem são complementares e fundamentais para guardar as melhores lembranças do seu casamento.

Para ajudar vocês, noivos, a fazerem uma escolha de qualidade e sem arrependimentos, ouvimos a opinião de profissionais que são experientes quando o assunto é a filmagem de casamento. Studio 7, Hawa Films, Studio Premiere, Key Filmes, Véu Filmes e Robert Silva Filmes responderam algumas das principais dúvidas e deram dicas sobre a importância da filmagem do seu casamento.

Fotografia x Filmagem

Apesar de terem o mesmo objetivo, que é registrar os principais momentos do casamento, a fotografia e a filmagem tem um resultado bem diferente. Alexandre Benedito, do Studio Premiere, que trabalha com os dois formatos, garante que a fotografia e a filmagem são complementares. “Como eu trabalho com fotografia e filmagem, posso dizer com segurança que um completa o outro”.

Caio Cezar, da Hawa Films ainda completa que as características do vídeo tornam o registro mais emocionante. “o movimento e o áudio fazem muita diferença na hora de contar uma historia, acredito que conseguimos mais sentimentos no registro”.

Maxwell Costa, da Véu Filmes concorda, e completa que  “O registro da filmagem é diferente da fotografia porque é a foto em movimento e conta com o elemento do áudio, que traz uma outra sensação que a fotografia não consegue, mas ambos tem a finalidade de documentar o dia, assunto ou objeto. Ao mesmo tempo, podemos dizer que fotografia e video são complementares, visto também que as técnicas de fotografia são muito utilizadas para nós, produtores de vídeo”.

A filmagem consegue registrar detalhes que a fotografia por vezes não é capaz.  Na opinião de Robert Silva, da Robert Silva Films, “a filmagem consegue retratar acima de tudo, todos os movimentos e palavras de uma forma mais completa. Danças, abraços, beijos e principalmente as trocas de palavras e caricias que são muito emocionantes.”

Qualidade técnica que vale à pena

Nos últimos anos, houve um salto na qualidade dos vídeos para casamentos. Jones Junior, do Studio 7 conta que muita coisa mudou. “Hoje usamos técnicas e equipamentos de cinema como Glidecam, Slider, Grua e o famoso Drone que captura imagens fantásticas. A captura do áudio se tornou tão importante quanto a do vídeo onde usamos microfones profissionais para obter um áudio de qualidade. As câmeras evoluíram muito em relação a qualidade, hoje conseguimos filmar um casamento somente com a luz ambiente e deixamos de lado aquela luz forte que todos odeiam. Isso também foi um grande salto, pois trabalhamos mais discreto e conseguimos capturar momentos espontâneos.”

Alexandre Benedito, do Studio Premiere, também complementa dizendo que “assim como tivemos a mudança das filmadoras em VHS para as digitais, agora tivemos a saída das filmadoras digitais e a entrada da alta definição. Esses novos equipamentos vieram da fotografia! As filmadoras estão saindo de cena no nosso mercado e estão entrando as máquinas fotográficas com a finalidade de filmagem, as chamadas TCLR. Estamos usando todos os recursos da fotografia também na captação de vídeo.”

Ronald Ribeiro, da Key Films fala sobre como essa mudança impacta no resultado. “hoje filmamos com máquinas fotográficas, o que significa, simplesmente o olhar de cinema e suas técnicas chegaram ao nosso alcance, sem superproduções. A ótica da fotografia, usada com lentes mais claras nos possibilita fazer imagens sem aquelas luzes que sempre nos incomodavam nas igrejas, além de tudo, o equipamento não é mais aquele ” trambolho” nas costas do filmmaker. Nos tornamos um pouco mais invisíveis para os convidados”.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o trabalho da filmagem de casamento com certeza poderá fazer uma escolha mais consciente. Aproveite a Inova Noivas, nos dias 06 e 07 de agosto para conversar mais com esses profissionais incríveis!

 

Write a comment