Mini Wedding: um jeito especial de celebrar o casamento!

mini wedding

Uma forte tendência internacional que já conquistou as noivas do Brasil é o “Mini Wedding”. Nada mais é do que um casamento mais intimista, uma forma ainda mais charmosa de celebrar esse momento único na vida do casal.

Segundo Cris Bourgeaiseau, da Poehtica Assessoria e Decoração, esse tipo de cerimonia é antes de tudo um evento com poucos convidados, exclusivamente os amigos e familiares mais próximos dos noivos. A principal característica do mini wedding que Cris Bourgeaiseau aponta é a personalização de tudo, do cardápio a decor.

unnamed

 

“O desafio é atender mais individualmente cada convidado e surpreendê-los com dedicação e mimos. Trazendo para o evento a sensação de estar em um lar, com a valorização das histórias e tradições das famílias… seus gostos, suas vivências e sonhos. Isso é impregnar o ambiente com a alma das famílias e o estilo dos noivos no mini wedding. Para isto são muito bem-vindas peças de acervo pessoal da família, tipo álbuns e porta-retratos, livros, objetos originais que despertam as memórias afetivas. São nestes pequenos detalhes que estão a beleza de um mini casamento, no que pertence genuinamente a origem das pessoas que começam ali uma nova família. ”, cita a cerimonialista.

 

 

Se você gostou da ideia e pensa em ter um casamento deste tipo, veja a seguir as dicas de alguns profissionais que estarão presentes na 7ª Edição da Inova Noivas e inspire-se com ideias para realizar uma cerimônia pequena, mas com muito amor e emoção.

Dicas de mini wedding para se inspirar

Há uma infinidade de opções para o cardápio, fotografia, músicas e vestido da noiva, portanto é muito fácil criar um evento com a cara dos noivos e tornar o mini wedding o casamento dos seus sonhos.

Atenção ao Cardápio

finger-food-1108565_640

(imagem meramente ilustrativa)

Mariana Bellei, do Villa Rica Buffet, enfatiza que o cardápio da recepção merece atenção especial: “no mini wedding os noivos devem se preocupar em elaborar um cardápio sofisticado com bebidas mais requintadas e pratos que surpreendam seus convidados, podendo até contar com pratos elaborados por chefs, com ingredientes exóticos e de qualidade.”

Mariana recomenda que o casal escolha um buffet que esteja disposto a trabalhar com personalização de cardápios, com equipe qualificada que esteja atenta a detalhes. “Eventos pequenos tendem a serem mais sofisticados e ricos em detalhes, com pratos elaborados por Chefs, com ingredientes exóticos e de qualidade”, acrescenta a gerente de planejamento e Operações do Villa Rica Buffet.

Fotografando cada detalhe

Como em qualquer outro tipo de casamento, a fotografia é muito importante no Mini Wedding.  Para Tiago Ruela, proprietário e fotógrafo da Bless Photostudio, não há grandes diferenças entre fotografar casamentos grandes ou mini weddings. “A responsabilidade é a mesma, não importa a quantidade de convidados. precisamos registrar cada detalhe com muito amor e entusiasmo.”, afirma.

O Fotógrafo revela que, neste tipo de casamento, sempre se dedica a registrar os detalhes de decoração, que são escolhidos a dedo e também os momentos de afeto espontâneos. “não se pode deixar de registrar os momentos de afeto espontâneos que sempre acontecem na cerimônia e na recepção.”, acrescenta o profissional responsável pelo Bless Photostudio.

A Música Perfeita

Quando o assunto é música para mini weddings, o DJ Guilherme, da Podium Eventos explica que as musicas tem que ter a cara dos noivos.

guilherme podium

 

 

“A Podium Eventos recomenda aos casais que sonham celebrar a união nesse formato, que priorizarem o estilo de vocês em tudo! Além de terem por perto somente as pessoas que vocês dois realmente amam, este tipo de cerimônia faz com que todos os presentes sintam-se muito especiais por dividirem este momento com vocês.” Aconselha Guilherme.

 

 

 

O Vestido da Noiva

Quando o assunto é o vestido de noiva, muito se engana quem pensa que o mini wedding pede algo mais simples e sem glamour. Olívia Aragão, estilista, lembra que muitas vezes a noiva que escolhe mini wedding pode reverter o orçamento para outros detalhes, como o vestido de noiva.

O casamento pode ser menor, mas segundo a estilista Olívia Aragão, o processo de escolha e produção do vestido é o mesmo de qualquer outro casamento. “Eu sigo a mesma linha que já faço para um casamento maior. Tenho que ter uma ideia do local, o estilo da noiva, o estilo de casamento que ela está se propondo. Se ela quer um casamento mais rústico e de dia, a gente vai fazer uma pegada mais rústica e leve. Se ela vai fazer, por exemplo, um mini wedding à noite, num lugar com muito brilho, vamos fazer um vestido que tenha mais essa pegada”.

 Mini wedding é para quem quer economizar?

mini wedding

Se vai ser um casamento menor, a conta será mais barata, certo? Nem sempre. DJ Guilherme, da Podium explica que não se trata só de economia.

“ Sinceramente…não acho que o „mini‟ se equivale a „economia. Até porque você consegue dar mais atenção aos detalhes num estilo de casamento assim. Mas, esses detalhes não são baratos!”

Mariana Bellei, do Villa Rica Buffet concorda e lembra que, na maioria das vezes os mini weddings são pequenos, porém  mais sofisticados e com riqueza de detalhes e refinamento. “em muitos mini weddings gasta-se mais que em festas tradicionais”, revela.

O fotografo Thiago Ruela, do Bless Photostudio acrescenta que tem casais que preferem o mini Wedding para dar uma boa economizada reduzindo os custos, já que o número de convidados é reduzido. Mas, o outros optam pelo mini wedding justamente para que possam incrementar na decoração ou contratação de um serviço que acham necessário ou inovador para a ocasião.

Enfim, basta planejar com carinho, escolher os profissionais certos, chamar quem vocês amam e celebrar o amor de forma íntima e especial!

Se precisar de uma força no planejamento, a dica é a Inova Noivas, que vai reunir vários fornecedores no Independência Trade Hotel nos dias 06 e 07 de Agosto. Compre agora o seu convite antecipado!

Write a comment